A imposição do "não" na educação dos filhos

O conteúdo do texto aborda um tema muito importante e que pode contribuir muito para os pais que tem a missão educar dos filhos.
1. Enquanto bebê, a criança tem os desejos atendidos pela mãe.
Cabe a você adulto, impor limites e ir percebendo o que a criança “dá conta” de fazer sozinha ao longo de seu desenvolvimento. É importante ir estimulando, atribuindo a ela responsabilidades para que consiga ser cada vez mais independente.
2. O adulto deve mostrar para criança que ela pode muitas coisas, mas nem tudo e nem sempre.
Os pais devem esclarecer que sempre haverá um rol de possibilidades em que é possível escolher, mas que não se pode “querer tudo”.
3. Nem sempre podemos fazer tudo que desejamos.
Os pais devem ir estabelecendo esses limites, dizendo “não” sempre que necessário.
4. Quando disser “não” justifique o motivo do “não”.
Diga com clareza, firmeza e objetividade para que a criança possa se convencer dos motivos apresentados. Você é o adulto e não deve voltar atrás de uma ordem dada, pois assim estará provando a criança que ela pode te convencer.
5. Só dizer “não” quando houver uma razão concreta.
Não diga “não” ao seu filho (a) apenas para evitar uma preocupação, ou que tenha que fazer algo para ele (a) após um cansativo dia de trabalho. O seu “não” deve ser sempre bem fundamentado.
Se você conseguir colocar tudo isso em prática, estará ensinando seu filho a tolerar frustrações, favorecendo que mais tarde, os problemas da vida sejam superados com equilíbrio e maturidade.
DICAS:
Sempre que a criança pedir algo, discernir se é uma necessidade ou desejo (se for um desejo talvez dê para esperar um pouco mais).
Os pais e familiares devem “falar a mesma língua” e NUNCA devem passar “por cima” da ordem do outro. Se isso acontecer a criança vai aprendendo a conseguir o que quer através de outra pessoa e pode se mostrar indiferente frente a ordem que você deu.
Estabelecer limites impondo o “não” irá evitar que a criança cresça achando que os outros existem para satisfazê-la.
Fernanda Carvalho Araújo Vitorino
Psicóloga
CRP: 06/124664